O google está presente na vida online das pessoas, pelo menos a minha, em quase todas as áreas. A pergunta é: dá para ter uma vida online sem o google?

Dentre os serviços do google, certamente os mais utilizados são as buscas e o email. Existem algumas opções para os serviços de busca e de email.

Serviços de busca: DuckDuckGo, Gibiru

Serviços de email: ZoHo, Mail.com. Uma comparação entre vários serviços de email está na Wikipedia

Pessoalmente, não tenho nada conta o fato do google estar de posse da maioria dos meus dados online. Mas isso está começando a me incomodar e decidi ir contra a corrente. Estou iniciando um processo de “desgooglelização”, retirar, na medida do possível, meus dados de lá a passar a usar outros serviços de buscas, email, etc. Certamente não será um processo fácil, uma vez que utilizo bastante os serviços google (buscas, email, docs, apps, etc) desde 2005.

O primeiro passo será a mudança dos serviços de buscas e de email. O serviço de busca é mais fácil basta colocar o novo serviço de busca como página de entrada do navegador.

O de email é mais crítico. De maneira que para o email o caminho será o seguinte:

  • Passar a enviar mensagens somente a partir do novo serviço de email.
  • Enviar para os mais próximos o novo endereço de email.
  • Mudar o email de contato nos diversos serviços online.
  • Esperar o tempo passar até que não receba mais emails pessoais no gmail.
  • Eventualmente, cancelar a conta no gmail, ou deixá-la apenas para receber spams.

O serviço de email, terá que, necessariamente, oferecer a possibilidade de acesso via webmail e imap, de maneira que possa manter meus email em meus computadores e acessar via web quando não estiver na frente de um dos meus computadores. Após analisar algumas opções, resolvi voltar para minha antiga conta no mail.com (eu já tinha um email para toda vida lá com direito a acesso pop3/imap). Mas uma boa opção certamente é o ZoHo.

Bom, é isso. Depois conto mais sobre esse processo.

 

Deixe um Comentário

*