Em algumas situações necessitamos migrar uma máquina do VirtualBox para o VMWare. São várias razões que podem levar a isso, mas não iremos discutir isso aqui.

A seguir, descrevemos o procedimento que utilizamos para efetuar a exportação, utilizando uma máquina real Linux com o VirtualBox (versão 3.0) e VMware (versão 6.5.2) instalados.

1) No VirtualBox, vá em Arquivo/Exportal Appliance, selecione a máquina que deseja exportar e em seguida o diretório onde será gravada a máquina exportada.

2) O passo anterior irá criar dois arquivos, um com extensão .ovf e outro com extensão vmdk (que iremos chamar de xp-exportado.vmdk). A princípio poderíamos pensar que bastaria configurar o VMWare para usar o arquivo com extensão .vmdk, mas isso não basta. Temos que utilizar o utilitário vmware-vdiskmanager para efetuar algumas conversões. A primeira delas é utilizar a opção -t para indicar que tipo de discos iremos utilizar. Os tipos podem ser os seguintes:


0 : disco armazenado em um único arquivo sem espaço pré-alocado.
1 : disco armazenado em arquivos de até 2GB sem espaço pré-alocado.
2 : disco armazenado em um único arquivo com espaço pré-alocado.
3 : disco armazenado em arquivos de 2GB com espaço pré-alocado.

Com os sistemas de arquivos utilizados hoje em dia (ext3 e ntfs) não temos problemas com arquivos maiores que 2GB, assim podemos usar a opção 0 ou 2, dependendo se queremos reservar, ou não, todo o espaço em disco para a máquina virtual. Podemos executar, então, o comando


vmware-vdiskmanager -r xp-exportado.vmdk -t 0 xp.vmdk

Opcionalmente, podemos ainda desfragmentar e comprimir o disco recém convertido com os comandos

Desfragmentando

vmware-vdiskmanager -d xp.vmdk

Comprimindo

vmware-vdiskmanager -k xp.vmdk

3) Agora, você criar uma máquina com o VMWare Workstation com as mesmas configurações utilizadas no VirtualBox e utilizar o disco xp.vmdk, convertido nos passos anteriores. Lembre-se que você, provavelmente, vai precisar desinstalar os drivers do VirtualBox e instalar o vmware-tools na nova máquina.

Dúvidas? utilize os comentários.

Tags: ,

2 Comentários on exportando uma máquina do VirtualBox para o VMWare

  1. Primeiramente, gostaria de parabeniza-lo pelo artigo. Segundo, gostaria que me explicasse como você cria a nova máquina usando o arquivo vmdk. Não conheço praticamente nada do VMWare, por isso, se possível, puder completar com essa informação fico muito agradecido.

    Att.

  2. João Medeiros disse:

    Oi Adriano,

    Você pode criar a máquina normalmente. Após a criação, altere as propriedades da máquina e remova o disco criado e crie um novo. Desta vez você deve dizer que o arquivo já existe e aponte para onde está o arquivo vmdk.

Deixe um Comentário

*